Medo

Medo já é uma palavra que dá medo, na verdade tenho medo de ter medo. O medo complica nossa vida e nos impede de agirmos, de tomarmos decisões, de crescermos e enfrentarmos os desafios. É normal temer, desde que seja somente o instinto de sobrevivência. Quando estamos temerosos demais e isto nos impede de vivermos uma vida saudável e feliz, alguma coisa está errada e precisa ser tratada, na maioria das vezes o medo nos paralisa e nos faz sofrer por antecipação.

O que é o medo?

O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.

Afirma-se que o medo é o maior inimigo do homem. O medo está por trás do fracasso, da doença e das relações humanas desagradáveis. Milhões de pessoas têm medo do passado, do futuro, da velhice, da loucura e da morte. O medo é um pensamento em sua mente e você tem medo dos seus próprios pensamentos.

O medo pode provocar reações físicas como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca e tremor. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico, etc.

Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.

A resposta anterior ao medo é conhecida por ansiedade. Na ansiedade o indivíduo teme antecipadamente o encontro com a situação ou objeto que lhe causa medo. Sendo assim, é possível se traçar uma escala de graus de medo, no qual, o máximo seria o pavor e, o mínimo, uma leve ansiedade.

O medo pode se transformar em uma doença (a fobia) quando passa a comprometer as relações sociais e a causar sofrimento psíquico. A técnica mais utilizada pelos psicólogos para tratar o medo se chama Dessensibilização Sistemática. Com ela se constrói uma escala de medo, da leve ansiedade até o pavor, e, progressivamente, o paciente vai sendo encorajado a enfrentar o medo. Ao fazer isso o paciente passa, gradativamente, por um processo de reestruturação cognitiva em que ocorre uma re-aprendizagem, ou ressignificação, da reação que anteriormente gerava a resposta de alerta no organismo para uma reação mais equilibrada.

Jó teve uma experiência amarga por causa do medo.

Jó 3 :25,26 – ” Aquilo que temo me sobrevêm, e o que receio me acontece. Não tenho descanso nem sossego, nem repouso, e já me vem grande perturbação.”


Rm 8:15
– ” Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos por meio do qual clamamos : Aba, Pai. “

II Tm 1:7 – ” Pois Deus não nos deus um espírito de medo, mas de poder, de amor e de equilíbrio. ”
Jesus Cristo destruiu o medo ( Hb 2:14,15 ).

O Espírito Santo nos reveste de poder:
At 1:8 – ” Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas ”

Note que antes da descida do Espírito Santo, revestindo-os de poder, eles estavam com medo :
Jo 29:19 – ” Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus…”

At 4 : 8-13 – ” então Pedro, cheio do Espírito Santo,disse-lhes… vendo a coragem de Pedro e João , e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus. “

I Jo 4: 18 – ” Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor, permanece em Deus , e Deus nele. No amor não há medo; pelo contrário, o perfeito amor expulsa o medo…”

Assim, podemos viver sem nenhuma espécie de medo, e, vemos claramente que a vacina contra o medo é o amor de Deus em nós, e fluindo através de nós. Este amor está em nós porque já foi derramado em nossos corações. ( Rm 5:5 )

Sl 56: 3-4 – ” Em me vindo o temor, hei de confiar em ti. Em Deus cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer um ser de carne ? “

Sl 118 : 5-6 – ” Em meio à tribulação invoquei o nome do Senhor, e o Senhor me ouviu e me livrou. O Senhor está comigo, não temerei. Que mal poderá me fazer o homem ? “

Não tenha medo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s