Livrai-nos dos Saduceus Modernos!

“No mesmo dia chegaram junto dele os saduceus, que dizem não haver ressurreição, e o interrogaram, dizendo: Mestre, Moisés disse: Se morrer alguém, não tendo filhos, casará o seu irmão com a mulher dele, e suscitará descendência a seu irmão. Ora, houve entre nós sete irmãos; e o primeiro, tendo casado, morreu e, não tendo descendência, deixou sua mulher a seu irmão. Da mesma sorte o segundo, e o terceiro, até ao sétimo; Por fim, depois de todos, morreu também a mulher. Portanto, na ressurreição, de qual dos sete será a mulher, visto que todos a possuíram?  Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.  Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu. E, acerca da ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos. E, as turbas, ouvindo isto, ficaram maravilhadas da sua doutrina.”

Mateus 22. 23-33

“Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus.” (v. 29)

 

Quem eram os saduceus na época?

Os saduceus eram pessoas da alta sociedade, membros de famílias sacerdotais, cultos, ricos e aristocratas. Dentre eles haviam saído desde o início da ocupação romana os sumos sacerdotes que, nesse momento, eram os representantes judeus diante do poder imperial. Faziam uma interpretação muito sóbria da Torah, sem cair nas numerosas questões casuísticas dos fariseus, e portanto subestimavam o que esses consideravam como sendo a Torah oral.
Em oposição aos fariseus, não acreditavam na vida após a morte, nem compartilhavam suas esperanças escatológicas. Não gozavam de popularidade nem do afeto popular, dos quais desfrutavam os fariseus, mas tinham poder religioso e político, pelo que eram muito influentes.

Como os saduceus haviam bolado bem a sua história! Ela iria provar cabalmente que essa conversa de ressurreição não tinha pé nem cabeça. Era só imaginar: uma mulher enviuvara meia dúzia de vezes e, conforme a Lei mandava, cada vez casara com mais um irmão do falecido. Ela seria esposa de quem no tempo da ressurreição? “Responde a essa, Jesus! Responde se puder”
A resposta de Jesus não faz rodeios. Ele não argumenta com nenhum “por outro lado”. Simplesmente diz: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus”. (Haha! Jesus é o Cara!)
Há uma leitura (por vezes, também chamada de releitura) da Bíblia que não é caracterizada por simples enganos baseados em insuficiência humana: neste campo todos nós erramos.
Falamos de uma leitura que peca pelo princípio de não conhecer o verdadeiro segredo das Escrituras, de ignorar o poder de Deus. E aí é só responder como Jesus respondeu: “Vocês estão enganados”. Vocês não contam com o poder de Deus. E assim não entendem o que a Bíblia fala.

O erro de muitos é tentar complicar o que é simples, devemos parar de complicar!! A Palavra de Deus, assim como o Evangelho de Jesus Cristo é simples!

Além de não crerem na ressurreição, não conheciam as Escrituras, a respeito disso Jesus disse: “… Ele não é Deus de mortos, e sim de vivos”. V. 32b

“Ouvindo isto, as multidões se maravilhavam de sua doutrina”. V.33
Particularmente eu não gosto de discussões acerca de palavras bíblicas difíceis. Tais discussões, muitas vezes, são estéreis, não levam a lugar algum. Mas quando se tenta colocar a razão humana como árbitro das Escrituras, deixando de anunciar o poder de Deus de salvar e de criar vida – então só poderemos dizer: “Vocês estão enganados”.

Que Deus permita que possamos testemunhar do poder do Pai de Jesus Cristo também perante os saduceus modernos!

Que possamos buscar na leitura da Palavra ao Senhor, o Teu poder e o Teu amor, não somente o conhecimento, mas, as Revelações mais profundas que o Pai deseja compartilhar conosco!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s